Aqui jaz, literalmente, o “maior” secretário de turismo de Búzios

Empresários prestam homenagem ao amigo Isac Tillinger, reformando sua sepultura no Cemitério de Sant ´Anna

Empresários de Búzios, próximos do ex-Secretário de Turismo de Búzios, Isac Tillinger, falecido em dezembro de 2015, aos 63 anos, vítima de infarto, na Praia de Geribá, decidiram prestar uma homenagem reformando, por total, a sua sepultura, no Cemitério de Sant `Anna. Devido ao seu tamanho e peso, mais de 1.80 e acima de 150 quilos, o corpo do gaúcho natural do Rio Grande do Sul, foi sepultado em condições precárias, praticamente na terra:

– Há alguns anos atrás Búzios era repleto de figuras interessantes e folclóricas. Isac foi uma destas pessoas que, mesmo não sendo unanimidade, iluminavam a nossa sociedade. Dotado de um humor fino e requintado, sagacidade e muita inteligência conduziu Búzios à um lugar de importante destaque no cenário turístico do Brasil. Isac Tilinger faz parte da história de Búzios e com certeza ficou eternizado nos corações dos buzianos que nasceram aqui, e em todas as partes do universo – disse o amigo e empresário Antônio Valente.

Búzios no mercado nacional e internacional

Figura bastante conhecida, Isac foi o primeiro secretário de turismo de Búzios. Foi também redator do Jornal O Perú Molhado e antes de falecer, escrevia sua autobiografia. De acordo com amigos, Tillinger assumiu o turismo do município em 1997 e, na época, com R$ 80 mil dos R$ 6 milhões previstos para orçamento municipal investiu em uma assessoria de comunicação. O objetivo era dar a Búzios maior notoriedade no mercado nacional e internacional:

– Isac conseguiu implementar projetos no mercado brasileiro, latino-americano e europeu. Com as ações, Búzios saiu da 35ª posição no ranking de melhor destino turístico de sol e praia, segundo anuário da Embratur, se sustentando por duas vezes na 5ª posição.. Éramos grandes amigos. Juntos compartilhamos momentos tristes e de muita alegria – confidenciou o empresário Thomas Weber.

Os amigos

Thomas Weber, Hector Sirera, Dr. Joaquim, Alejandro Lozza, Victório Dias, Sérgio Rébora, Antônio Valente , Alejandro Palma e Otávio Martins foram os empresários que se cotizaram na reforma da sepultura do ex-secretário de Búzios:

– Tive um bom relacionamento com Isac Tillinger, tanto como administrador de Meio de Hospedagem assim como na AHB, admirava seu profundo conhecimento do Turismo e facilidade em verbalizar isso. Faz muita falta á Búzios – disse o diretor executivo da Associação de Hotéis de Búzios ( AHB ), Mauro Lima.

Recém eleito presidente da Associação de Hotéis de Búzios ( AHB ), empresário Hector Sirera lembra do amigo com carinho:

– Sempre penso nele. Vem a minha mente, as suas famosas frases e principalmente duas delas que foram para mim muito marcantes, porque numa delas, Isacão foi muito corajoso em recomendar, como Secretário de Turismo: ” Nao venham a Búzios”. A outra foi que para o bem da cidade , teria que ser Prefeito alguém que não tivesse intenções de ser reeleito…para fazer o que deveria ser feito sem avaliar a quem prejudicaria. Isac Tillinger, literalmente,foi uma grandiosa figura – revelou Sirera.

Por Gustavo Henrique Medeiros

Fotos: Gustavo Henrique Medeiros