Búzios com dois velejadores na Copa Brasil de Windsurf em Recife

O tri-campeão mundial Bimba com Daniel e Marcio

A nova geração de velejadores do Brasil vai entrar nas águas da capital pernambucana em setembro. Pela primeira vez, Recife será palco da Copa da Juventude, evento organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que tem patrocínio máster do Bradesco e patrocínio da Energisa para o Projeto da Vela Jovem. As inscrições estão abertas até o dia 04/09. O Campeonato será realizado de 02 a 08 de setembro, no Cabanga Iate Clube – Sub Sede de Maria Farinha, e é o evento classificatório para a equipe que disputará o Mundial da Juventude da World Sailing em Sanya (China), em dezembro deste ano.

A Copa da Juventude terá disputa nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), RS:X (Masc. e Fem.), Hobie Cat 16 (Aberto) e 29er (Masc. e Fem.). Podem ser inscritos na competição barcos cujos tripulantes cumpram os seguintes requisitos: 1) ter nacionalidade brasileira; 2) data de nascimento após 31 de dezembro de 1998; 3) registro como atleta na Federação Internacional de Vela, com um “Sailor ID” no site da World Sailing (www.sailing.org). Não haverá cobrança de taxas de inscrição.

DOIS BUZIANOS NA COMPETIÇÃO

Dois jovens buzianos, Daniel Pereira e Marcio Júnior, representando a Escola de Windsurf, Kite e Sup do Bimba, que funciona no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos, embarcam amanhã para Recife. Estão inscritos na competição e vão tentar classificação para o Mundial da Juventude, em dezembro, na China. Ambos foram alunos e hoje instrutores da Escola de Wind do tri-campeão mundial Rocardo Vinicki Santos, o Bimba, brasileiro com o maior número de medalhas em sul-americanos de Wind.

Daniel Pereira, de 18 anos, classe RS:X masculino, disputou em dezembro passado, na Nova Zelândia, o Mundial da Juventude. Este ano, ele promete mais empenho para retornar ao mundial da categoria. Recém chegado da China, Bimba garante a boa performance de seus ex-alunos na competição em Recife.

NA CHINA

Depois de duas temporadas neste primeiro semestre de 2017 na China, o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhão de habitantes, o tri campeão mundial de windsurf, classe RS-X, Ricardo Rinick Santos, o Bimba, 36 anos, retorna a Búzios já garantido a sua participação em competições que vão acontecer em Búzios na modalidade do slalon. A primeira etapa do Campeonato Carioca acontece agora, de 7 a 10 de setembro. Em seguida, o Torneio Rio/São Paulo válido pela segunda etapa do Campeonato Carioca, de 7 e 8 de outubro. Já o Campeonato Brasileiro, está marcado de 12 a 15 de outubro.

Recém chegado ao Brasil depois de 50 horas de vôo, de Pequim ao Rio de Janeiro, Bimba, velejador brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Pan-americanos, passou mais de 80 dias na província de Tianjin, treinando como velejadores chineses que estão se preparam para os Jogos Olímpicos Chineses, que acontecem agora no próximo mês. Entre os atletas que bomba treinou, foi o vice-campeão mundial de windsurf classe RS-X, Wang Aichen.

Por Gustavo Henrique Medeiros

Fotos: Gustavo Medeiros