Tudo pronto para abertura oficial do 2º Circuito Arte Búzios

Artistas plásticos renomados já expõem suas obras gigantes no Espaço Cultural Zanini

Mais de 60 artistas plásticos, alguns de reconhecimento internacional, como Romanelli, Marina Vergara, Flory Menezes, Fernanda Guyimarães, Claudio Aun, Marcelo Caldas, Christina Motta e Ivone R, dentre outros, já estão com suas obras expostas – esculturas gigantes, para abertura oficial do 2º Circuito Arte Búzios, amanhã, dia 20, às 18 horas, no Centro Cultural Zanini, no centro de Búzios.

O evento vai durar nove dias, com extensa programação cultural -concurso de fotografia, pintura ao ar livre, apresentações artísticas, de filmes, exposições e oficinas, em diversos pontos da cidade – Rua das Pedras, Porto da Barra, Orla Bardot, Travessa dos Pescadores, Praça dos Ossos, Praça do Infe, Shopping nº 1, Praça Santos Dumont, Cine Bardot, espaço Zanine, Shopping Aldeia da Praia e Rua Manoel Turíbio de Faria.

Organizado pelo segundo ano consecutivo pela artista plástica Flory Menezes ( esculturas ), com 30 exposições internacionais, 90 coletivas no Brasil e 23 individuais no currículum em 41 anos dedicados as artes plásticas, e pela produtora cultural Luciana Werneck, com diversas produções de artes no exterior e no Brasil, decidiram reverter todo o dinheiro arrecadado com a venda das camisetas do 2º Circuito, para a Associação Buziana de Apoio a Pessoa com Câncer.

A solenidade de abertura vai contar com exposição de grandes esculturas na área externa do espaço Zanine, e apresentações do coral Encanta Búzios e do Ballet Adriano Lábis:

– A cidade recebe em 13 pontos turísticos, ruas, restaurantes, pousadas e galerias grande variedade de exposições e performances em sua programação. O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, tem como objetivo integrar os artistas e visitantes, divulgar os artistas plásticos residentes e convidados, com suas expressões dando visibilidade destes aos moradores e visitantes da cidade e acrescentar as artes plásticas como mais um produto de destaque, ao lado da gastronomia e praia já amplamente divulgados. Os 60 artistas serão expostos em 30 estabelecimentos e nas áreas públicas da cidade. Eles vão pintar ao ar livre na Orla, Praça dos Ossos, Porto da Barra, etc. – comentou Flory Menezes, que faz parte da Academia Brasileira de Belas Artes.

A expectativa dos organizadores é que mais de 1.500 pessoas circulem nos espaços onde acontecerão os eventos. O presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau, empresário Thomas Weber, que apóia o evento, disse que este evento contribui, sobremaneira, no turismo da cidade, aquecendo ainda mais a economia da cidade:

– É com grande prazer apoiarmos um evento como este, produzido com enorme competência da escultora Flory Menezes e pela produtora cultural Luciana Fajardo. É esse tipo de evento que Búzios precisa. Parabéns a todos os envolvidos e vejam todos bem vindos a mais uma edição do 2º Circuito Arte Búzios – disse o empresário, que é também, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindsol.

As camisas estão a venda nas galerias de Artes Flory Menezes, na Rua das Pedras nº 268; Rodrigo Pedrosa no centro; e Galeria BRD34, em Manguinhos. Se preferir, através do telefone ( 22 ) 998743602 com Luciana Fajardo.

Por Gustavo Henrique Medeiros