Uziel Pereira + madeira = a arte buziana

Por Gustavo Henrique Medeiros

A vida do artesão Uziel Pereira segue tranquila. Porém, é

notável que a expectativa está a sua volta. É compreensível, pois Uziel, entre inúmeras encomendas em madeira, pinturas em óleo sobre tela e mosaicos, consegue um tempinho para trabalhar na finalização de seu ateliê que já funciona no nº 777 da José Bento Ribeiro Dantas, em frente à quadra de esporte do La Mandrágora, sentido Manguinhos. Ele pretende inaugurar em breve o seu espaço, 100% dedicado as artes plásticas de Búzios, em terreno cedido pela família, que pertenceu ao seu avô, Teófilo.

O espaço de Artes Uziel Pereira, nome não oficial, vai buscar uma referência da cultura buziana, com portas abertas para as mais diversas manifestações culturais, com foco nas artes plásticas. Dono de notável simpatia e humildade, este artesão autodidata é uma animação só.  Com muitas ideias e com as mangas arregaçadas, Uziel, de família grande e muito querida em Búzios, fala com carinho de seu irmão mais velho, Paulo Pereira, que presenteou aos 14 anos de idade, com um formão, grosa e lima, as últimas ferramentas servem para remover rebarbas e madeira excedente. O presente foi apenas um impulso para tornar Uziel Pereira neste talentoso artista plástico buziano.

Com as tintas multicoloridas, Uziel produz belíssimas pinturas em óleo sobre tela. Com ladrilhos, ele também monta mosaicos incríveis, inclusive em piscinas. É fã do estilo arquitetônico que leva a assinatura de Hélio Pelegrino. Um dos nove irmãos de seu Albertino, pescador, e dona Maara Pereira, ambos in memoriam, o tranquilo Uziel fala, em tom emocionado, o quanto está feliz:

– Estou atravessando uma ótima fase pessoal e artística. Meu momento agora é de produzir e estimular ainda mais a pratica das artes, inclusive, compartilhando, socialmente, a nossa cultura com os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Só tenho o que agradecer pela vida, pela família e pelos amigos, inclusive você – disse Uziel ao jornalista, que mantém amizade há muitos anos.

“ Criado a base de Cocoroca “, como ele mesmo faz questão de dizer, Uziel Pereira, 45 anos, é sem sombra de dúvidas, uma referência nas artes buzianas. Além de talentoso, está sempre focado em compartilhar a sua arte para quem quer que seja. No seu espaço dedicado a cultura, ele já conta com a parceria de Wal da Portela, outro artesão, que faz a manutenção de cadeira de palhas. Ficam novas. Vale destacar que em breve, Búzios vai ganhar mais um espaço cultural dedicado as artes plásticas, pela brilhante iniciativa desse artesão chamado Uriel Pereira.

Foto: Gustavo Medeiros